domingo, 2 de março de 2014

Primeiros povoados


Arraial de Paranapanema ou Arraial Velho
Teve inicio a partir de 1721, após a descoberta do ouro de aluvião na região, estava localizado as margens de um dos mais importantes tributários do Rio das Almas. É provavelmente o povoado mais antigo da região que se tem noticia, o local foi praticamente tomado pela vegetação, mas ainda é possível observar o local das casas e vestígios da mineração colonial.

Vista do Vale do Arraial Velho (Junior / Intervales)



Freguesia Velha
Teve inicio por volta de 1746, após a mudança do antigo povoado do Arraial Velho para próximo das margens direita do Rio das Almas, local onde hoje se encontra a Fabrica de Cimento CCRG e NASSAU. Este local também era conhecido como Sumidouro, devido a uma gruta que la existia.


Por vários anos a Freguesia Velha foi o a sede do antigo povoado de Paranapanema, perdendo este titulo somente depois da transferência da paróquia em 1850 para o atual local onde se encontra a cidade de Capão Bonito.

Alguns moradores permaneceram na antiga Freguesia Velha passando suas propriedades de geração para geração até o inicio da década de 70 quando uma grande empresa adquiriu toda a área do antigo povoado, ficando somente na história.



Capão Bonito do Paranapanema
Teve inicio em 1850 após a transferência do povoado da Freguesia Velha, para a paragem Capão Bonito, (ponto de parada dos tropeiros), permanecendo neste local até os dias de hoje. Esta transferência ocorreu em 22 de Agosto de 1850 em virtude da portaria de 2 de Maio do mesmo ano, expedida pelo Exmo. Chantre Lourenço Justiniano Ferreira. IHGB (1959).


Segundo o mesmo IHGB, a lei provincial nº 3 de 24 de Janeiro de 1843 já havia autorizado o governo a transferir a freguesia para um local mais conveniente a comodidade do povo.


Praça do Tropeiro - Capão Bonito (Junior / Intervales)

3 comentários:

  1. Tomei conhecimento de seu blog neste momento. Uma maravilha. Acho que vou trazer algumas matérias para o meu. Sensacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem bom que gostou, qualquer duvida ou sugestão é só falar

      Excluir
  2. João Batista Jardim30 de maio de 2018 17:49

    Muito interessante,Júnior,este seu comentário sobre a o-
    rigem do município de Capão Bonito.

    ResponderExcluir